Tire suas dúvidas com especialistas
Essa é uma pergunta comum que recebemos dos nossos pacientes.
Vamos ajudá-lo a entender melhor se você precisa ou não de um tratamento ortodôntico. Cada caso é único, mas existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de aparelho.
Confira alguns pontos importantes a serem considerados:
Mordida desalinhada:
Se você tem dentes superiores e inferiores que não se encaixam corretamente, como uma mordida
cruzada, mordida aberta ou mordida profunda, é provável que você necessite de um aparelho ortodôntico para corrigir a oclusão.
Dentes tortos ou desalinhados:
Se você possui dentes que estão tortos, apinhados (uns por cima dos outros), muito espaçados ou fora de posição, um aparelho pode ser necessário para alinhar seus dentes e proporcionar um sorriso esteticamente agradável.
Problemas de fala ou mastigação:
Dentes desalinhados podem causar problemas na fala, como dificuldade em pronunciar certos sons. Além disso, geram acúmulo de mais sujeira, tártaro e aumenta a tendência de inflamações gengivais e consequentemente perda óssea. Também pode afetar a função mastigatória, causando desconforto ou dificuldades ao comer.
Desgaste excessivo dos dentes:
Se você observa um desgaste anormal ou irregular nos seus dentes, pode ser um sinal de que a mordida não está alinhada corretamente. Um aparelho ortodôntico pode ajudar a corrigir essa questão, distribuindo corretamente as forças de mastigação e preservando a saúde dos dentes.
Motivos estéticos:
Mesmo que você tenha dentes saudáveis mas tem algum incômodo ao sorrir, usar aparelho para melhorar a estética pode ser uma opção para você.
O aparelho melhora o alinhamento e nivelamento dos dentes, além de
arredondar as arcadas, ampliando assim a linha do seu sorriso, deixando-o mais harmônico e bonito!